sábado, 11 de abril de 2009

Tuxás de Rodelas terão programa de emprego e renda



Lideranças indígenas da etnia Tuxá de Rodelas estiveram em Salvador na ultima quarta feira, 08/04, para participar da solenidade de assinatura dos convênios entre o Governo do Estado e as Associações Comunidades Indígenas.
As famílias indígenas serão beneficiadas com ações de geração de emprego e renda, melhorias na habitação, saúde, educação e infra-estrutura das aldeias. Estas ações integram o Plano de Ação para Comunidades Indígenas, elaborado pela Companhia Ação Regional (CAR), que tem investimentos de mais de R$ 2 milhões. O Plano de Ação contempla 32 projetos comunitários, beneficiando os municípios de Banzaê, Buerarema, Euclides da Cunha, Glória, Ibotirama, Ilhéus, Itamaraju, Muquém do São Francisco, Porto Seguro, Prado, Rodelas, Santa Cruz Cabrália, Una, Serra do Ramalho, Belmonte, Itapebi, Paulo Afonso, Prado, Pau Brasil, Itaju do Colônia e Curaçá. Compõem as etnias contempladas a Tupinambá, Pataxó, Pataxó/Hã-Hã-Hãe, Xucuru-Kariri, Pankararé, Kantaruré, Kaimbé, Tuxá, Kiriri, Atikum, Tumbalalá e Pankaru.


Os recursos vão viabilizar a implantação de casas de farinha, projetos de mecanização agrícola, irrigação comunitária, despolpadeira de frutas, sistema de abastecimento de água, motor para barcos, construção de barragem, galpão para artesanato, projetos de ovinocultura e aquisição de conjunto de equipamentos para a pesca. “Temos que tratar os índios com dignidade. Os indígenas querem ter condições de trabalho, mantendo suas tradições, e cabe ao Estado traçar condições para que eles possam sobreviver”, afirmou o governador Jaques Wagner.
O objetivo do projeto é fortalecer a geração de renda e a produção de alimentos nas tribos, reduzindo a pobreza da comunidade. Segundo Emanuel Rodrigues Ferreira, prefeito de Rodelas, “é a primeira vez que o governo do estado reconhece e atende as reinvidicações dos povos indígenas que há muito tempo esperam por ações deste tipo. É a oportunidade de melhorar a vida das comunidades gerando emprego e renda e respeitando as tradições”.

Com informes da AGECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário