sexta-feira, 24 de abril de 2009

Comunidades não concordam com a implantação do Monumento Natural do Cânion do São Francisco


Na ultima quinta-feira 23/04/09, com a presença de Mário Negromonte Jr, do Vereador Paulo Sergio, do gerente da Bahia Pesca, Gilvan Lima, do Presidente da COOMAPA, João Alberto, do Presidente do PP de Paulo Afonso, Dernival Junior - Val, do assessor Agnelo Negromonte, e dos técnicos Leivan Souza, Perisvalter Santana, David Cavalcanti e outros representantes da piscicultura da região, foi elaborada a carta aberta de esclarecimento e reivindicação das comunidades afetadas pela implantação do Monumento Natural do Cânion do São Francisco (transcrita abaixo).
Na aludida carta foi pontuado a falta da devida divulgação das audiências públicas e do chamamento dos diversos interessados da sociedade em geral, como também a falta de interesse dos organizadores das audiências públicas de ouvir os anseios, as preocupações e as sugestões das comunidades dos povoados: Sitio do Tará; Malhada Grande; Rio do sal; Salobro; Malhada da Caiçara; Pedrezinha; Picos; Lagoa da pedra; Lagoa do Junco e outros inseridos na área geográfica (Alagoas, Bahia e Sergipe) atingidas pelo Monumento, totalizando a cerca de 50.000 famílias, envolvidas direta e indiretamente com atividades agropecuárias nessa região.
As comunidades solicitam o adiamento da assinatura do decreto de implantação prevista para dia 28 deste mês e a retomada da discussão, agora, de forma mais ampla e transparente com a presença de todos interessados com a realização das audiências nas comunidades que serão afetadas pela implantação. O objetivo dessa reivindicação é garantir que a Tilápia permaneça sendo cultivada através da piscicultura de tanque-rede nas águas do rio São Francisco.
Durante a reunião, o grupo entrou em contato com o Deputado Federal Mário Negromonte, que de imediato manifestou seu apoio, dizendo que iria levar ao o conhecimento do Governo Federal e Estadual a carta e o relatório técnico da Bahia Pesca, pois a piscicultura é uma das maiores fontes de renda da região.

CARTA ABERTA DE ESCLARECIMENTO E REIVINDICAÇÃO DAS COMUNIDADES AFETETADAS PELA IMPLANTAÇÃO DO MONUMENTO NATURAL DO CÂNION DO SÃO FRANCISCO.
Na audiência pública para discussão sobre a implantação do Monumento Natural do Cânion do São Francisco, realizada no último dia 17 na cidade de Paulo Afonso, ficou prevista a data do próximo dia 28 para assinatura do decreto de criação do referido Monumento.
Ocorre que para a referida audiência não houve a devida divulgação muito menos o convite aos diversos interessados da sociedade em geral. Ressalta-se que, em nenhum momento, durante o processo das audiências públicas, houve o interesse por parte dos realizadores em ouvir o público interessado, seus anseios, suas preocupações e suas sugestões.
Diante disso, nós, comunidades dos povoados: Sitio do Tará, Malhada Grande; Xingozinho; Rio do Sal; Salobro; Malhada da Caiçara; Pedrezinha; Picos; Lagoa da Pedra; Lagoa do Junco, e outros que estão inseridos na área geográfica (Alagoas, Bahia e Sergipe) abrangida pelo Monumento, totalizando cerca de 50.000 famílias, envolvidas direta e indiretamente com atividades agropecuárias nessa região, vimos solicitar o adiamento da assinatura do decreto de implantação e retomar a discussão de forma mais abrangente e transparente estando presentes todos os envolvidos e interessados. É indispensável que as audiências sejam realizadas nas comunidades que serão afetadas pela implantação desse Monumento.

Paulo Afonso - BA, 23 de abril de 2009

Fonte/; Agnelo Negromonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário