quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Comissão Territorial de Sementes reunida em Paulo Afonso


Fomentar a produção e utilização de sementes e mudas, bem como sua compra, distribuição e complementação emergencial aos agricultores familiares baianos, buscando processos autônomos, em nível das propriedades, comunidades e territórios. Com este propósito a Comissão Territorial do Programa Semeando esteve reunida, na manhã de sexta-feira (04), na Gerência Regional da EBDA, em Paulo Afonso.
Metas e propostas para a safra de inverno 2011, critérios para a seleção dos agricultores familiares atendidos, competência da Comissão Territorial, composição de documentação, foram questões discutidas no decorrer do encontro. O engenheiro agrônomo Alex Leal e o técnico agrícola Emerson Freire, ambos da EBDA, foram os responsáveis pela apresentação dos temas.
Durante a reunião, os participantes também discutiram as competências e deveres da Comissão Territorial e apresentaram propostas para elevar o desempenho das atividades, bem como organizar as demandas e planos de ação. Sugestões como: a construção de uma politica agrícola única, para o Território Itaparica, e a conscientização dos agricultores familiares sobre a importância da agroecologia, ressaltando a necessidade de reflorestamento, com ênfase para os artesãos que trabalham com sementes, foram apresentadas e acolhidas pelos participantes.
Para o gerente regional da EBDA, em Paulo Afonso, Anttonio Almeida Junior, a safra de inverno é um dos períodos mais importantes para o agricultor familiar da região, pois representa a manutenção de sua família. “Nesse momento, as chuvas tornam-se imprescindíveis para o desempenho da lavoura, pois é o que possibilita ao agricultor obter uma boa colheita”, assegurou Almeida Junior.
Participaram do encontro os articuladores do Território de Itaparica, coordenadores Executivos, presidentes das Comissões Municipais de Sementes, técnicos da EBDA, chefes de Escritórios, representantes dos Movimentos Sociais e Sindicatos Rurais, técnicos da FUNAI, dentre outros convidados.
EBDA/Assimp, 08/02/2011
(71) 3116-1803/1910
(75)3281-2845/2124
ebda.imprensa@ebda.ba.gov.br
pafonso.imprensa@ebda.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário