segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

EBDA Promove Palestra sobre Crédito para Irrigantes do Distrito de Paulo Afonso


A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), em parceria com o Banco do Nordeste e o Distrito de Irrigação de Paulo Afonso (DIPA), reuniu, na última sexta-feira (11), agricultores familiares que pretendem adotar a irrigação como fonte de melhoria para o desenvolvimento da lavoura. A reunião aconteceu no povoado do Tigre, em Paulo Afonso, e contou com toda a equipe técnica da EBDA e agentes de Desenvolvimento do Banco do Nordeste.
A prática da Irrigação visa melhorar o desempenho financeiro e produtivo da lavoura, possibilitar a expansão da fronteira agrícola e diminuir os riscos provenientes do fenômeno climático da seca. Com isso, o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), está proporcionando ao agricultor familiar todas as condições favoráveis para a ampliação e desenvolvimento da agricultura irrigada.
“Este é um expressivo avanço na historia da irrigação na nossa região. Neste momento o agricultor familiar conta com todas as ferramentas necessárias para produzir de forma independe sua atividade agrícola. A região de Paulo Afonso possui terras agronomicamente aptas para a irrigação, além de estar na região hidrográfica do São Francisco”, explicou o gerente regional da EBDA, em Paulo Afonso, Anttônio Almeida Junior.
Quiabo, melancia, banana, milho e maracujá são as culturas mais solicitadas pelos agricultores familiares que estiveram na reunião em busca de orientações e esclarecimentos de como executar a irrigação. Todas as dúvidas foram esclarecidas e os técnicos se colocaram a disposição para realizar as visitas que devem acontecer até o inicio do mês de março.
Os trabalhos são realizados em parceria. A EBDA executa as ações de assistência técnica e elabora os projetos. O DIPA, através da Superintendência de Irrigação da Seagri, automatizou desde o ano passado, a distribuição da água nos lotes do Projeto de Irrigação. O Banco do Nordeste disponibiliza linhas de crédito, que visam fomentar a atividade produtiva assegurando emprego e renda para essas famílias.
De acordo com engenheiro agrônomo da EBDA, Semário Farias, a elaboração do projeto é a peça chave para o bom desenvolvimento das ações de irrigação. “É preciso avaliar a área a ser irrigada e saber do agricultor quais os tipos de aptidão que ele tem na produção de sua lavoura, bem como sinalizar o que o mercado deseja. É preciso também que o agricultor esteja em dias com os órgãos de proteção ao crédito”, disse Semário.
O apoio técnico oferecido pela EBDA será realizado com visitas periódicas as propriedades, e os técnicos orientarão aos produtores as melhores práticas para o manejo das culturas produzidas em suas propriedades.


EBDA/Assimp
14/02/2011
(71) 3116-1803 / 3116 -1910
(75)3281-2845
ebda.imprensa@ebda.ba.gov.br
imprensa.pafonso@ebda.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário