segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

EBDA distribui sementes para agricultores familiares do Território de Itaparica


As 1.380 famílias que aderiram ao programa Semeando, no Território de Itaparica, já receberam as sementes de feijão de corda (vigna) e de milho, para o plantio da próxima safra. A entrega aconteceu na sexta-feira (28), na Gerência Regional da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), em Paulo Afonso, onde 3 toneladas de feijão e 5,5 toneladas de milho foram distribuídas em quites de 4 kg de milho e 2,5 kg de feijão, para agricultor familiar dos municípios de Abaré, Chorrochó, Glória, Macururé, Paulo Afonso e Rodelas.
Esta ação visa disponibilizar ao agricultor sementes fiscalizadas e inspecionadas nos padrões de qualidade, para que haja melhoramento da qualidade e da produtividade das lavouras.
O processo de distribuição foi realizado na presença dos representantes do Poder Público Municipal, de associações, Comissões Municipais de Distribuição de Sementes, representantes de sindicatos de trabalhadores rurais, da Funai e de outras entidades voltadas para o desenvolvimento da agricultura regional.
De acordo com Anttonio Almeida Junior, gerente regional em Paulo Afonso, o processo de entrega foi executado com eficiência e transparência. “Estamos implantando as políticas públicas da agricultura familiar em todos os municípios da nossa região. Mais uma vez, as metas foram cumpridas e os agricultores familiares estão satisfeitos com o resultado”, afirmou Almeida Junior.
Para a entrega das sementes é assinado um termo de compromisso entre a EBDA e os representantes da Comissão Municipal de Sementes, que permite ao emissário levar suas cotas para distribuição aos agricultores, em cada município. “Esse é o segundo ano em que nós plantamos usando sementes fornecidas pela EBDA”, comentou Quitéria do Socorro, presidente da Federação das Associações Comunitárias de Paulo Afonso.
“É uma alternativa boa do Governo do Estado, para que o homem do campo possa desenvolver seu trabalho, ajudando a quem mais precisa. Essas sementes vão dar mais garantia de colheita ao nosso povo”, disse Jonas Alves representante da Comissão Municipal de Sementes, do município de Macururé.
Durante a entrega das sementes, a equipe de técnicos da EBDA fez as inscrições dos agricultores familiares presentes no evento, para o Programa Garantia Safra. Orientações técnicas também foram dadas, quanto ao plantio e tratos culturais para o plantio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário