quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

EBDA acompanha repasse de caprinos e ovinos para agricultores familiares do Sertão Produtivo


Está aberto o período de repasse dos reprodutores de caprinos e ovinos dos municípios de Nova Glória, Santa Brígida, Paulo Afonso e Coronel João Sá, no sertão baiano. Este processo faz parte do Programa Sertão Produtivo, lançado pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura (Seagri), e executado pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), em parceria com Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB).
O objetivo do programa é promover o fortalecimento da agricultura familiar através do melhoramento genético de caprinos e ovinos. As famílias que participam do programa recebem cinco fêmeas e um reprodutor, por comunidade. Estes animais passam o período de um ano e meio em cada propriedade, e assim podem reproduzir, garantindo ao agricultor familiar uma melhora significativa em seu rebanho. Após este período, repassam a mesma quantidade de animais, dentre as crias nascidas.
Na região de Paulo Afonso os repasses já começaram. As famílias de Glória já estão recebendo, de seus vizinhos, os animais nascidos em 2010, agora aptos para começar um novo ciclo de reprodução. No início desta semana, seis famílias repassaram seus animais para os vizinhos da localidade, e a estimativa é que, neste período, sessenta famílias sejam beneficiadas com o repasse.
“Este programa é um grande avanço para os agricultores desta região; estamos estimulando as cadeias produtivas de importância econômica para a região, e a EBDA tem se comprometido em fazer o trabalho de assistência técnica, de forma continua, possibilitando ao agricultor, animais e tecnologia dentro dos padrões exigidos pelo programa”, comentou Anttonio Almeida Junior, gerente Regional da EBDA em Paulo Afonso.
“Fui beneficiado por este programa e hoje estou colhendo os frutos; estou podendo criar caprinos de qualidade em minha propriedade e, nesse momento, estou repassando para meu vizinho as cinco fêmeas que me deram muitas alegrias neste período; desejo que o próximo criador tenha muita prosperidade, assim como eu”, comentou o agricultor familiar Dorgival Araújo Melo, da comunidade do Barro Azul, município de Gloria.
Para a veterinária Irene Maria da Silva, a aquisição destes animais vem promover um expressivo melhoramento genético na região. “Nós, da EBDA, acompanhamos todo o processo, no sentido de verificar as medidas de manejo recomendadas, bem como alimentação, reprodução e o repasse das crias obtidas, para os novos beneficiários”, assegurou Irene Silva.
Almeida Junior assegurou que os animais repassados são inspecionados, e apresentam aspecto saudável, sem sinais clínicos de doenças infectocontagiosas e parasitarias. Os caprinos do programa são da raça Anglonubiana, e os ovinos, da raça Santa Inês.
EBDA/Assimp
04/02/2011
(71) 3116-1803 / 3116 -1910
(75)3281-2845 /3281-2124
ebda.imprensa@ebda.ba.gov.br
pafonso.imprensa@ebda.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário