segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Primeira DAP Jurídica do Território de Itaparica


Na tarde da última quinta-feira (24), no Centro de Formação de Profissionais da Chesf, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), de Paulo Afonso, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), emitiu a primeira declaração de aptidão ao Pronaf (DAP) jurídica, instrumento que identifica agricultores familiares em formas associativas, como pessoas jurídicas, aptas a realizarem operações de crédito rural.
O benefício da DAP jurídica foi concedido à Associação dos Irrigantes de Paulo Afonso, que trabalha com culturas diversas, irrigadas. A Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) fica por conta da EBDA, que acompanha as atividades agrícolas dos associados, potencializando suas capacidades de planejar e decidir seus processos agrícolas.

Para o gerente regional da EBDA, Anttonio Almeida Junior, a emissão desta DAP é um fator de suma importância para o Território de Itaparica, que trabalha com muitas associações de agricultores familiares. “Os trabalhos dessa associação são de forte expressão no município, mas faltava a eles a viabilização de recurso; a EBDA empenhou-se em apoiá-los orientando sobre os critérios exigidos e, posteriormente, emitindo a DAP que hoje beneficia as 28 famílias associadas”, explicou Almeida.
A articulação deste trabalho contou com o apoio técnico do agrônomo Samuel Feldman, chefe do Departamento de Agricultura da empresa, que dirigiu os técnicos da regional na execução do processo, junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). “A capacitação dos técnicos permitiu a emissão das DAPs de pessoas físicas e jurídicas, proporcionando, desse modo, o acesso dos agricultores a todas as políticas públicas, para o meio rural”, assegurou Feldman.
Eurides Maria Santos, agricultora e presidente da Associação dos Irrigantes, assegurou que esta é a concretização de um sonho que parecia distante. “Com o apoio da EBDA tornou-se realidade o nosso sonho e agora vamos crescer e ampliar nossos lotes, plantando com mais segurança; vamos produzir com a certeza de que há compradores para nossos produtos”, comentou a agricultora.
Com a DAP, o agricultor familiar cooperativado terá acesso a programas como o de Aquisição de Alimentos (PAA), o Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Banco de Alimentos, entre outros.
Nesta ação, a EBDA trabalha em parceria com o Distrito de Irrigação de Paulo Afonso (DIPA), que promove a automação e distribuição da água, nos lotes de irrigação, com um sistema que consiste no bombeamento e pressurização da água com mais racionalidade e economia de consumo.

Fonte: - Assimp/EBDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário