segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Primeira DAP Jurídica do Território de Itaparica


Na tarde da última quinta-feira (24), no Centro de Formação de Profissionais da Chesf, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), de Paulo Afonso, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), emitiu a primeira declaração de aptidão ao Pronaf (DAP) jurídica, instrumento que identifica agricultores familiares em formas associativas, como pessoas jurídicas, aptas a realizarem operações de crédito rural.
O benefício da DAP jurídica foi concedido à Associação dos Irrigantes de Paulo Afonso, que trabalha com culturas diversas, irrigadas. A Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) fica por conta da EBDA, que acompanha as atividades agrícolas dos associados, potencializando suas capacidades de planejar e decidir seus processos agrícolas.

Para o gerente regional da EBDA, Anttonio Almeida Junior, a emissão desta DAP é um fator de suma importância para o Território de Itaparica, que trabalha com muitas associações de agricultores familiares. “Os trabalhos dessa associação são de forte expressão no município, mas faltava a eles a viabilização de recurso; a EBDA empenhou-se em apoiá-los orientando sobre os critérios exigidos e, posteriormente, emitindo a DAP que hoje beneficia as 28 famílias associadas”, explicou Almeida.
A articulação deste trabalho contou com o apoio técnico do agrônomo Samuel Feldman, chefe do Departamento de Agricultura da empresa, que dirigiu os técnicos da regional na execução do processo, junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). “A capacitação dos técnicos permitiu a emissão das DAPs de pessoas físicas e jurídicas, proporcionando, desse modo, o acesso dos agricultores a todas as políticas públicas, para o meio rural”, assegurou Feldman.
Eurides Maria Santos, agricultora e presidente da Associação dos Irrigantes, assegurou que esta é a concretização de um sonho que parecia distante. “Com o apoio da EBDA tornou-se realidade o nosso sonho e agora vamos crescer e ampliar nossos lotes, plantando com mais segurança; vamos produzir com a certeza de que há compradores para nossos produtos”, comentou a agricultora.
Com a DAP, o agricultor familiar cooperativado terá acesso a programas como o de Aquisição de Alimentos (PAA), o Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Banco de Alimentos, entre outros.
Nesta ação, a EBDA trabalha em parceria com o Distrito de Irrigação de Paulo Afonso (DIPA), que promove a automação e distribuição da água, nos lotes de irrigação, com um sistema que consiste no bombeamento e pressurização da água com mais racionalidade e economia de consumo.

Fonte: - Assimp/EBDA

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

EBDA mostra ações a prefeitos do Território de Itaparica


Articular estratégias de planejamento e desenvolvimento para o Território de Itaparica foi a principal diretriz do Fórum de Desenvolvimento, que reuniu prefeituras, órgãos governamentais e agentes multiplicadores da Bahia e Pernambuco, na última quarta feira (23), na cidade de Jatobá (PE). O Fortalecimento da Agricultura Familiar foi um tema que se destacou, através dos avanços operacionais mostrados pela Gerência Regional da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), de Paulo Afonso, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri).
Temas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), dos governos Federal e Estadual, em parceria com as prefeituras municipais, foram apresentados pelo gerente regional da EBDA, Anttonio Almeida Junior, que durante sua apresentação destacou a importância destes programas na vida dos agricultores familiares, que passam a ter a garantia de venda da sua produção.
Para que estes programas sejam colocados em prática é necessário que o agricultor tenha a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), emitida pela EBDA. Na região de Itaparica, na Bahia, o programa já está sendo disponibilizado para as cooperativas e associações da agricultura familiar e a EBDA presta Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), especializada, aos agricultores beneficiados.
O principal destino de produtos como: batata doce, hortaliças, feijão, frutas, dentre outros, são as escolas públicas municipais da região, que, através de um convênio entre prefeituras e associações, passam a receber os produtos alimentares, que são inseridos na merenda escolar.
Para Almeida Junior a agricultura familiar precisava desenvolver mecanismos voltados para a comercialização de seus produtos, e com esses programas, isso já esta assegurado. “O agricultor precisava do escoamento da sua produção, e através destes e de outros programas governamentais, passa a ter acesso a um mercado, onde todos os envolvidos são beneficiados e, em especial, os alunos das escolas públicas que terão garantido alimentos mais naturais e saudáveis”, comentou o gerente.
O articulador do evento, Claudio Ademar da Silva, mostrou-se otimista com o resultado do evento. “Esperamos, a partir de agora, um grande salto no desenvolvimento do território. Fica estabelecido um pacto entre as prefeituras para a troca de experiências, sugestões e trabalhos, envolvendo todos os órgãos governamentais, em prol do bem estar da população, como um todo”, comentou Silva.
A criação do Consórcio Intermunicipal do Território Itaparica e as ações focadas no meio ambiente fizeram parte da rodada de decisões. Representantes da Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia (SEMA), apresentaram uma proposta de Gestão Ambiental Compartilhada, que objetiva fortalecer as ações de melhoria na qualidade do meio ambiente. Esta iniciativa visa estimular a participação da sociedade civil na preservação ambiental.
Fonte: - Assimp/EBDA

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

EBDA participa de Fórum de Desenvolvimento do Território de Itaparica em Pernambuco


Articular estratégias de planejamento e desenvolvimento para o Território de Itaparica, que compreende os Estados da Bahia - com os municípios de Paulo Afonso, Abaré, Chorrochó, Macururé, Gloria e Rodelas - e Pernambuco. Com este objetivo acontece o Fórum Territorial de Desenvolvimento de Itaparica, entre os dias 23 e 24 de fevereiro, no município de Jatobá, em Pernambuco.
A gerência regional da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), em Paulo Afonso, participa do evento sinalizando os avanços no âmbito da agricultura familiar, como responsável pela execução das atividades na área agrícola dos municípios que compõe o Território, no Estado. Na apresentação da empresa serão mostrados trabalhos voltados a assistência técnica especializada oferecida aos agricultores familiares do território, bem como programas executados, tais como: Programa Semeando, que disponibiliza aos agricultores familiares sementes de feijão e milho, prontas para o plantio; Crédito Assistido, elaborado pela empresa e que visa orientar e acompanhar o crédito rural, dentre outras ações.
Outras empresas e instituições que trabalham para o desenvolvimento da região explanarão suas ações e metas, que visam ampliar as áreas sociais e econômicas da região. Temas como: Apresentação do Consórcio Público de Itaparica; Programa Nutre-NE, Interface dos programas PNAE e PAA com o Proinf 2011, serão destaque na rodada de apresentações.
Líderes das comissões territoriais, prefeitos e entidades que trabalham para o desenvolvimento do Território Itaparica também são convidados do evento.

EBDA/Assimp, 22/02/2011
(71) 3116-1803 / 3116 -1910
(75) 3281-22254 / 3281- 2124
ebda.imprensa@ebda.ba.gov.br
pafonso.imprensa@ebda.ba.gov.br

Capacitação prepara técnicos sobre DAP/Pronaf


Elevar o conhecimento técnico sobre as principais frentes de trabalho do Pronaf, bem como capacitar novos profissionais da Gerência Regional da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), em Paulo Afonso. Este é o principal objetivo do curso de capacitação que será realizado entre quarta e sexta-feira (23 a 25) desta semana, ministrada pelo agrônomo Samuel Feldman, chefe do Departamento de Agricultura da empresa.
Declaração de Aptidão para o Pronaf (DAP) - Instrumento de identificação do agricultor familiar para acessar as principais políticas públicas, será o tema central do treinamento, que beneficiará trinta e três técnicos da Gerência e dos Escritórios Locais, vinculados.
Na Bahia, a EBDA é a executora do programa e responsável pelaemissão das DAPS. A gerência de Paulo Afonso administra, em seu território, dez municípios, assistidos por seus técnicos, que têm como missão, entre outros benefícios, o de fornecer informações sobre os projetos do Governo Federal, para os agricultores familiares da região.
Fonte: EBDA/Assimp

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

EBDA Promove Palestra sobre Crédito para Irrigantes do Distrito de Paulo Afonso


A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), em parceria com o Banco do Nordeste e o Distrito de Irrigação de Paulo Afonso (DIPA), reuniu, na última sexta-feira (11), agricultores familiares que pretendem adotar a irrigação como fonte de melhoria para o desenvolvimento da lavoura. A reunião aconteceu no povoado do Tigre, em Paulo Afonso, e contou com toda a equipe técnica da EBDA e agentes de Desenvolvimento do Banco do Nordeste.
A prática da Irrigação visa melhorar o desempenho financeiro e produtivo da lavoura, possibilitar a expansão da fronteira agrícola e diminuir os riscos provenientes do fenômeno climático da seca. Com isso, o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), está proporcionando ao agricultor familiar todas as condições favoráveis para a ampliação e desenvolvimento da agricultura irrigada.
“Este é um expressivo avanço na historia da irrigação na nossa região. Neste momento o agricultor familiar conta com todas as ferramentas necessárias para produzir de forma independe sua atividade agrícola. A região de Paulo Afonso possui terras agronomicamente aptas para a irrigação, além de estar na região hidrográfica do São Francisco”, explicou o gerente regional da EBDA, em Paulo Afonso, Anttônio Almeida Junior.
Quiabo, melancia, banana, milho e maracujá são as culturas mais solicitadas pelos agricultores familiares que estiveram na reunião em busca de orientações e esclarecimentos de como executar a irrigação. Todas as dúvidas foram esclarecidas e os técnicos se colocaram a disposição para realizar as visitas que devem acontecer até o inicio do mês de março.
Os trabalhos são realizados em parceria. A EBDA executa as ações de assistência técnica e elabora os projetos. O DIPA, através da Superintendência de Irrigação da Seagri, automatizou desde o ano passado, a distribuição da água nos lotes do Projeto de Irrigação. O Banco do Nordeste disponibiliza linhas de crédito, que visam fomentar a atividade produtiva assegurando emprego e renda para essas famílias.
De acordo com engenheiro agrônomo da EBDA, Semário Farias, a elaboração do projeto é a peça chave para o bom desenvolvimento das ações de irrigação. “É preciso avaliar a área a ser irrigada e saber do agricultor quais os tipos de aptidão que ele tem na produção de sua lavoura, bem como sinalizar o que o mercado deseja. É preciso também que o agricultor esteja em dias com os órgãos de proteção ao crédito”, disse Semário.
O apoio técnico oferecido pela EBDA será realizado com visitas periódicas as propriedades, e os técnicos orientarão aos produtores as melhores práticas para o manejo das culturas produzidas em suas propriedades.


EBDA/Assimp
14/02/2011
(71) 3116-1803 / 3116 -1910
(75)3281-2845
ebda.imprensa@ebda.ba.gov.br
imprensa.pafonso@ebda.ba.gov.br

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

EBDA acompanha repasse de caprinos e ovinos para agricultores familiares do Sertão Produtivo


Está aberto o período de repasse dos reprodutores de caprinos e ovinos dos municípios de Nova Glória, Santa Brígida, Paulo Afonso e Coronel João Sá, no sertão baiano. Este processo faz parte do Programa Sertão Produtivo, lançado pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura (Seagri), e executado pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), em parceria com Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB).
O objetivo do programa é promover o fortalecimento da agricultura familiar através do melhoramento genético de caprinos e ovinos. As famílias que participam do programa recebem cinco fêmeas e um reprodutor, por comunidade. Estes animais passam o período de um ano e meio em cada propriedade, e assim podem reproduzir, garantindo ao agricultor familiar uma melhora significativa em seu rebanho. Após este período, repassam a mesma quantidade de animais, dentre as crias nascidas.
Na região de Paulo Afonso os repasses já começaram. As famílias de Glória já estão recebendo, de seus vizinhos, os animais nascidos em 2010, agora aptos para começar um novo ciclo de reprodução. No início desta semana, seis famílias repassaram seus animais para os vizinhos da localidade, e a estimativa é que, neste período, sessenta famílias sejam beneficiadas com o repasse.
“Este programa é um grande avanço para os agricultores desta região; estamos estimulando as cadeias produtivas de importância econômica para a região, e a EBDA tem se comprometido em fazer o trabalho de assistência técnica, de forma continua, possibilitando ao agricultor, animais e tecnologia dentro dos padrões exigidos pelo programa”, comentou Anttonio Almeida Junior, gerente Regional da EBDA em Paulo Afonso.
“Fui beneficiado por este programa e hoje estou colhendo os frutos; estou podendo criar caprinos de qualidade em minha propriedade e, nesse momento, estou repassando para meu vizinho as cinco fêmeas que me deram muitas alegrias neste período; desejo que o próximo criador tenha muita prosperidade, assim como eu”, comentou o agricultor familiar Dorgival Araújo Melo, da comunidade do Barro Azul, município de Gloria.
Para a veterinária Irene Maria da Silva, a aquisição destes animais vem promover um expressivo melhoramento genético na região. “Nós, da EBDA, acompanhamos todo o processo, no sentido de verificar as medidas de manejo recomendadas, bem como alimentação, reprodução e o repasse das crias obtidas, para os novos beneficiários”, assegurou Irene Silva.
Almeida Junior assegurou que os animais repassados são inspecionados, e apresentam aspecto saudável, sem sinais clínicos de doenças infectocontagiosas e parasitarias. Os caprinos do programa são da raça Anglonubiana, e os ovinos, da raça Santa Inês.
EBDA/Assimp
04/02/2011
(71) 3116-1803 / 3116 -1910
(75)3281-2845 /3281-2124
ebda.imprensa@ebda.ba.gov.br
pafonso.imprensa@ebda.ba.gov.br

Comissão Territorial de Sementes reunida em Paulo Afonso


Fomentar a produção e utilização de sementes e mudas, bem como sua compra, distribuição e complementação emergencial aos agricultores familiares baianos, buscando processos autônomos, em nível das propriedades, comunidades e territórios. Com este propósito a Comissão Territorial do Programa Semeando esteve reunida, na manhã de sexta-feira (04), na Gerência Regional da EBDA, em Paulo Afonso.
Metas e propostas para a safra de inverno 2011, critérios para a seleção dos agricultores familiares atendidos, competência da Comissão Territorial, composição de documentação, foram questões discutidas no decorrer do encontro. O engenheiro agrônomo Alex Leal e o técnico agrícola Emerson Freire, ambos da EBDA, foram os responsáveis pela apresentação dos temas.
Durante a reunião, os participantes também discutiram as competências e deveres da Comissão Territorial e apresentaram propostas para elevar o desempenho das atividades, bem como organizar as demandas e planos de ação. Sugestões como: a construção de uma politica agrícola única, para o Território Itaparica, e a conscientização dos agricultores familiares sobre a importância da agroecologia, ressaltando a necessidade de reflorestamento, com ênfase para os artesãos que trabalham com sementes, foram apresentadas e acolhidas pelos participantes.
Para o gerente regional da EBDA, em Paulo Afonso, Anttonio Almeida Junior, a safra de inverno é um dos períodos mais importantes para o agricultor familiar da região, pois representa a manutenção de sua família. “Nesse momento, as chuvas tornam-se imprescindíveis para o desempenho da lavoura, pois é o que possibilita ao agricultor obter uma boa colheita”, assegurou Almeida Junior.
Participaram do encontro os articuladores do Território de Itaparica, coordenadores Executivos, presidentes das Comissões Municipais de Sementes, técnicos da EBDA, chefes de Escritórios, representantes dos Movimentos Sociais e Sindicatos Rurais, técnicos da FUNAI, dentre outros convidados.
EBDA/Assimp, 08/02/2011
(71) 3116-1803/1910
(75)3281-2845/2124
ebda.imprensa@ebda.ba.gov.br
pafonso.imprensa@ebda.ba.gov.br