terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Prefeitura de Glória adere ao Garantia Safra para beneficiar agricultores


Cerca de 1000 famílias agricultoras do município de Glória deverão ser beneficiadas com o Programa Safra de Inverno 2010, um benefício jamais implantado anteriormente. A Prefeitura de Glória, através da Secretaria Municipal de Agricultura aderiu ao Programa para apoiar às famílias do campo em caso de perda do plantio.
De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura, Gilvan Lisboa, até o dia 17 de fevereiro a secretaria estará realizando o cadastramento dos interessados, que devem ser agricultores pronafianos, categoria B.
O Garantia Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e é executado pela Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), que visa atender a agricultores que são prejudicados com a ocorrência da seca ou do excesso de chuva.
Segundo o Gerente Regional da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola – EBDA, Anttonio Almeida Júnior, podem aderir ao programa os agricultores familiares que ganharem até um salário mínimo e meio, cultivarem áreas não-irrigadas e efetuar a participação no programa antes do plantio.
Para fazer jus ao benefício, a perda da safra deve corresponder a pelo menos 50% da produção de feijão, milho, arroz, mandioca ou algodão.
“A participação da Prefeitura nesse programa mostra que ela está preocupada com o agricultor. Esse benefício vai deixar o agricultor mais seguro. É uma bênção”, comentou Seu Antônio, agricultor de Glória.
Essa iniciativa faz parte do programa de ações que serão desenvolvidas pela Prefeitura de Glória, ainda em 2010, para melhorar a qualidade de vida dos homens e mulheres do campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário