sexta-feira, 5 de junho de 2009

5 de Junho: Dia do Meio Ambiente





Toda e qualquer ação humana tem impacto sobre o meio ambiente. É hora da contensão e respeito aos limites. O aquecimento global já começa a apresentar resultados desastrosos por causa das poluições dos rios, lagos, aqüíferos e mares, desmatamentos, queimadas, acúmulo na produção de CO² (Gás Carbônico) pela queima de combustíveis fósseis e consequente aumento o efeito estufa.

Ainda nos primeiros anos da escola aprendemos que as plantas transformam o gás carbônico em O² (oxigênio) através de um processo chamado de fotossíntese. É assim que a natureza renova o gás carbônico do ar para obtér-se o oxigênio. Árvores e plantas são vitais para o ecossistema.

Existe escassez de água doce, menos de 1% apenas pode ser consumida pelo ser humano. Nos últimos anos, a ONU registrou mais de 1.800 conflitos por falta da água em outras Nações. No Brasil, por falta de tratamento da água e saneamento, 63% das crianças são internadas e 30% morrem antes de completarem um ano de vida.

O Dia Mundial do Meio Ambiente nos serve para lembrar que o meio ambiente pede socorro. É preciso trabalhos de conscientização, a começar pelas escolas, numa atuação constante dos governos municipais, estaduais, federal e de organizações não governamentais, enfatizando obrigações, deveres e direitos dos cidadãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário