sábado, 9 de maio de 2009

Artigo da Semana: Irrigação é solução


A fruticultura irrigada tem se configurado como um dos maiores e mais dinâmicos negócios da Bahia. A produção de frutas no vale do Rio São Francisco movimenta mais de 1 bilhão de Reais por ano.
O vale do Rio São Francisco apresenta-se, no contexto brasileiro, como uma das regiões prioritárias para a produção agrícola diversificada, devido ao seu clima, solo e posição geográfica. O município de Paulo Afonso é o epicentro da região do submédio do Rio São Francisco e tem no seu entorno cerca de 30 mil hectares de terras irrigadas pelos projetos de reassentamento da CHESF e por projetos da CODEVASF.
E importante ressaltar que a irrigação favorece o cultivo de 40 espécies e 191 variedades de frutas no vale do Rio São Francisco. Só para citar, o município de Rodelas se destaca na produção de coco verde. Glória se destaca como maior produtor de melancia do Vale. Abaré se destaca na produção de banana.
Há cerca de 30 anos atrás o Engenheiro Ferdinando Faccenda sonhou com um projeto que aproveitasse a construção da barragem de Itaparica e, com água por gravidade, se irrigasse cerca de 35 mil hectares de terras dos municípios de Glória, Paulo Afonso, Santa Brígida e Pedro Alexandre, na Bahia e Porto da Folha no vizinho estado de Sergipe. Na época o Projeto Jusante, como foi chamado, foi considerado por alguns como faraônico, irrealizável. Justificavam que queria se “construir” um rio artificial. Para outros, o Projeto era visto como a oportunidade desta região diversificar a sua produção e gerar postos de trabalho e renda para as populações rurais. Hoje o que se vê é que os que não acreditaram no Projeto estavam errados. O exemplo de Petrolina, Juazeiro, Barreiras e, mais próximos de nós, o sucesso do reassentamento de Itaparica nos credencia a voltar a sonhar com a possibilidade de ver o “Jusantão”.
Para isso, será preciso uma ampla articulação das Câmaras de Vereadores, Prefeituras, Representações da Sociedade Civil, Movimentos Populares, Instituições de Ensino, dentre outros, para que estes atores sociais possam exigir dos governos a inclusão do Projeto Jusante na pauta do dia das discussões sobre o desenvolvimento desta região.

É preciso planejar com eficácia um programa sustentado, em bases sólidas, de fortalecimento da agricultura irrigada, examinando-se cada um de seus segmentos desde a indústria de insumos, produtores, cooperativas, indústrias processadoras, distribuidores, até o consumidor, bem como as interrelações entre os mesmos e com o meio ambiente, incentivando o empreendedorismo, a organização da produção, o acesso ao crédito adequado, a abertura e a ampliação de mercados e, principalmente, o incremento do nível tecnológico.
Com base no potencial econômico da agricultura irrigada e na capacidade da mesma em gerar emprego e renda – estima-se 02 empregos diretos e 05 indiretos para cada hectare irrigado, sem dúvida, a fruticultura irrigada se constituirá em um dos principais vetores do desenvolvimento desta região.

2 comentários:

  1. Excelentes iniciativa e artigo. Parabéns e sucesso nesse projeto...

    ResponderExcluir
  2. Anttonio Almeida Júnior

    Parabens, gosto muito de blogs Que da ênfase com matérias que possa ser de auto ajuda, continue assim, até mais.
    WWW.tocantinsbrasil.info

    ResponderExcluir