domingo, 17 de maio de 2009

Descaso com a região nordeste da Bahia


Do povoado Terra Dura, em Itabaiana, até o município de Canindé do São Francisco, são 216,5 quilômetros da chamada Rota do Sertão, recém inaugurada nesta quinta-feira, 14/05/09, pelo Governador Marcelo Deda, com investimento de R$ 51 milhões feito pelo Governo do Estado de Sergipe.

Da divisa de Paulo Afonso até o município de Curaçá são 310 km da BA 210 em péssimo estado de trafegabilidade. Pista sem acostamento, sem sinalização, pontes caídas, buracos, trechos intrafegáveis... Triste realidade que vem se arrastando ao longo dos últimos anos. Entra governo e sai governo e nada muda.
Quebra de suspensão, pneus furados e gastos com a manutenção dos veículos fazem parte da triste realidade enfrentada pelos que diariamente precisam trafegar pelo sertão baiano em busca de seu sustento.
As dificuldades enfrentadas pelos sertanejos desta região vão desde a falta de segurança em se trafegar, seja durante o dia ou à noite, até o aumento dos custos dos produtos aqui produzidos ou que vem de outras regiões para abastecer o mercado regional. Perde-se além de recursos, oportunidades e tempo. Uma viagem entre Paulo Afonso e Rodelas (115 km) que tinha uma duração de 90 minutos hoje não é feita em menos de quatro horas. Isso se o carro não quebrar ou não estourar um pneu por conta dos incontáveis buracos.

Na campanha eleitoral do ano passado, em praça pública, o Governador Jaques Wagner prometeu para este ano de 2009 a recuperação da BA 210. Já estamos em meados de maio e ainda não saímos do campo da promessa. O investimento a ser feito pelo Governo da Bahia será de aproximadamente R$ 75 milhões. Pode parecer muito, mas não é. Por conta das péssimas condições da estrada a região perde mais do que isso por ano em negócios e o pior, não são raros os casos de vidas que se perdem por conta da demora em chegar aos hospitais.

O que está faltando é vontade política. Está mais que na hora de se juntar vereadores, prefeitos, movimentos sociais, sociedade civil organizada, cidadãos e cidadãs, independentemente de cor ou sigla partidária, e exigir dos governos do estado e da união um tratamento digno e adequado para a nossa região. O descaso com a BA 210 é apenas um dos pontos desta pauta de reivindicações. Por aí também passa a questão da saúde, do Hospital Nair Alves de Souza, da educação profissionalizante e universitária, da segurança pública, do turismo, da irrigação e dos projetos de geração de emprego e renda.

Fotos:arquivo pessoal e PANoticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário