domingo, 13 de dezembro de 2009

Prefeitura de Glória distribui sementes para a safra verão


Raniele Farias
ascom@gloria.ba.gov.br

264 agricultores com propriedades no município de Glória receberam neste sábado,12, cerca de 3 toneladas de sementes. A distribuição faz parte do Programa Semeando para a safra de verão 2009/2010, uma parceria entre município e Seagri - Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado da Bahia, através da Superintendência de Agricultura Familiar - SUAF e da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola – EBDA, para assegurar sementes e mudas de boa qualidade, no tempo certo, para os agricultores familiares.

Cada família recebeu 5 kg de feijão de corda, 5 kg de milho e 1 kg de sorgo. A entrega aconteceu na Secretaria de Agricultura, com a participação dos produtores, da Prefeita Drª Vilma Negromonte, do Secretário de Agricultura Gilvan Lisboa, Gerente Regional da EBDA, Anttonio Almeida Júnior, secretários, autoridades, associações e comunidade em geral.

A Prefeita de Glória Vilma Negromonte acredita que a distribuição de sementes tem como fundamento contribuir para o desenvolvimento sustentável, centrado na expansão e fortalecimento da agricultura familiar. “Esta ação viabiliza as condições necessárias para a melhoria da qualidade de vida das famílias do campo”, falou.

As sementes são destinadas ao plantio para a alimentação humana, a exemplo do feijão, milho e o sorgo, que serve de base para a alimentação animal.

De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura, Gilvan Lisboa, o programa tem amplo valor social, pois visa melhorar a qualidade de vida das famílias rurais, já que as sementes disponibilizadas têm genética superior e passam por um processo de seleção antes de ir ao campo. Segundo a EBDA, as sementes têm a qualidade certificada pela Embrapa.

Para Seu José, um dos agricultores beneficiados, o benefício veio em boa hora. “É muito importante esse incentivo do governo para a gente do campo. Eles estão dando a ferramenta para a gente trabalhar. È disso que a gente precisa”, disse.

Para o Gerente Regional da EBDA, Anttonio Almeida Júnior, é importante que o município também participe do Programa Garantia Safra, como condição para que os agricultores familiares possam receber as sementes da safra de inverno do ano de 2010. “Já encaminhei a SEAGRI a demanda dos municípios, dentre eles, Glória, e, esperamos distribuir as sementes da safra de inverno no máximo em abril de 2010”, falou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário