segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

EBDA distribui sementes para agricultores familiares do Território de Itaparica


As 1.380 famílias que aderiram ao programa Semeando, no Território de Itaparica, já receberam as sementes de feijão de corda (vigna) e de milho, para o plantio da próxima safra. A entrega aconteceu na sexta-feira (28), na Gerência Regional da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), em Paulo Afonso, onde 3 toneladas de feijão e 5,5 toneladas de milho foram distribuídas em quites de 4 kg de milho e 2,5 kg de feijão, para agricultor familiar dos municípios de Abaré, Chorrochó, Glória, Macururé, Paulo Afonso e Rodelas.
Esta ação visa disponibilizar ao agricultor sementes fiscalizadas e inspecionadas nos padrões de qualidade, para que haja melhoramento da qualidade e da produtividade das lavouras.
O processo de distribuição foi realizado na presença dos representantes do Poder Público Municipal, de associações, Comissões Municipais de Distribuição de Sementes, representantes de sindicatos de trabalhadores rurais, da Funai e de outras entidades voltadas para o desenvolvimento da agricultura regional.
De acordo com Anttonio Almeida Junior, gerente regional em Paulo Afonso, o processo de entrega foi executado com eficiência e transparência. “Estamos implantando as políticas públicas da agricultura familiar em todos os municípios da nossa região. Mais uma vez, as metas foram cumpridas e os agricultores familiares estão satisfeitos com o resultado”, afirmou Almeida Junior.
Para a entrega das sementes é assinado um termo de compromisso entre a EBDA e os representantes da Comissão Municipal de Sementes, que permite ao emissário levar suas cotas para distribuição aos agricultores, em cada município. “Esse é o segundo ano em que nós plantamos usando sementes fornecidas pela EBDA”, comentou Quitéria do Socorro, presidente da Federação das Associações Comunitárias de Paulo Afonso.
“É uma alternativa boa do Governo do Estado, para que o homem do campo possa desenvolver seu trabalho, ajudando a quem mais precisa. Essas sementes vão dar mais garantia de colheita ao nosso povo”, disse Jonas Alves representante da Comissão Municipal de Sementes, do município de Macururé.
Durante a entrega das sementes, a equipe de técnicos da EBDA fez as inscrições dos agricultores familiares presentes no evento, para o Programa Garantia Safra. Orientações técnicas também foram dadas, quanto ao plantio e tratos culturais para o plantio.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

EBDA distribui sementes para agricultores familiares do Território de Itaparica


A Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), através da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA)/Gerência Regional de Paulo Afonso, realiza nesta sexta-feira (28), às 09h da manhã, a entrega de 3 toneladas de sementes de feijão de corda (vigna) e de 5,5 toneladas de milho, para os agricultores familiares do Território de Itaparica. Serão beneficiados, nesta safra, 1.380 famílias, dos municípios de Abaré, Chorrochó, Glória, Macururé, Paulo Afonso e Rodelas.
O objetivo desta ação é disponibilizar ao agricultor sementes fiscalizadas e inspecionadas nos padrões de qualidade, para que haja melhoramento da qualidade e da produtividade das lavouras.
As sementes já estão disponíveis na Gerência Regional, acondicionadas em quites de 4kg de milho e 2kg de feijão, para serem entregues a cada família. Segundo o gerente Anttonio Almeida Junior, os quites serão distribuídos a agricultores familiares e indígenas que plantarão, nesta safra de verão, as duas culturas.
Para Almeida Junior este é mais um incentivo do Governo do Estado para que as famílias possam expandir sua produção. “Os agricultores familiares deste território carecem desse incentivo; estamos cumprindo uma das nossas metas, para este ano, que é proporcionar, a estes agricultores, sementes de excelência, para atender às suas necessidades”, comentou o gerente.
Para que este processo transcorra com eficiência e transparência, são esperados, para participar do recebimento/distribuição, membros das Comissões Municipais de Distribuição de Sementes, de cada município, que são formadas por representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, técnicos da EBDA, um representante do poder público municipal e representantes das associações comunitárias rurais. As Comissões Municipais, por sua vez, são as responsáveis pelo repasse das sementes para os agricultores de cada município.
As sementes do município de Chorrochó já serão entregues no sábado, (29), aproveitando a festa em homenagem ao Senhor do Bonfim, quando o município recebe um grande número de agricultores familiares.
EBDA/Assimp
(71) 3116-1803 / 3116 -1910
(75)3281-2845 / 2254
ebda.imprensa@ebda.ba.gov.br
Assimp/EBDA
25/02/2011

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Crédito Rural está disponível para agricultores do Território de Itaparica


Agricultores familiares de apicultura, caprinovinocultura, fruticultura, pesca e aqüicultura do Território de Itaparica já podem, se cadastrar para ter acesso ao Crédito Rural através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) - Mais Alimentos. A Gerência Regional da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), em Paulo Afonso, está realizando o processo de seleção e cadastramento dos agricultores durante o decorrer deste ano, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável da agropecuária, destacando as principais cadeias produtivas da região nordeste da Bahia.
A previsão é que até a primeira quinzena do mês de março, trinta famílias recebam recursos para investimentos em aquisição de animais (caprinos e ovinos), bem como plantio de palma, implantação de reserva estratégica, implantação de banco de proteínas com leucena e gliricídia, além da recuperação e construção de reservatório de água. Para as áreas irrigadas, os recursos serão destinados ao custeio e investimento em fruticultura de coco, melancia, banana, mamão e goiaba.
“Direcionar, orientar e acompanhar o crédito rural é nossa diretriz, estamos empenhados em oferecer ao produtor familiar à melhoria no desenvolvimento de suas atividades agrícolas, e nós da EBDA vamos proporcionar apoio técnico de maior eficiência para elevar os números da produtividade desses agricultores familiares”, comentou o técnico da EBDA em Rodelas e engenheiro agrônomo, Antonio Eduardo de Moraes.
De acordo com o gerente regional da EBDA em Paulo Afonso, Anttonio Almeida Junior, os esforços ostentam fortes indicadores para o desenvolvimento econômico da região. “Estes recursos visam consolidar as atividades agropecuárias importantes para a economia regional, desde a produção até a comercialização dos produtos. Isso assegura ao produtor recursos financeiros para diversificação e ampliação de seus trabalhos”, explica Almeida Junior. Foram entregues no último dia (18), ao Banco do Nordeste, agência de Paulo Afonso, quatro Projetos Mais Alimentos dos agricultores familiares do município de Rodelas.

Como Funciona o Pronaf Mais Alimentos
O Pronaf Mais Alimentos é um projeto do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com o Banco do Nordeste e Banco do Brasil que destinam recursos para investimentos em infraestrutura da propriedade rural, criando condições favoráveis para o aumento da produtividade da agricultura familiar. A EBDA é peça fundamental neste contexto, realizando trabalho de visitas técnicas as propriedades demandadas pelos interessados, assim como, a emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAPs) e a elaboração dos projetos que serão constituídos.
O Mais Alimentos é uma ação estruturante que permite ao agricultor familiar investir em modernização e aquisição de máquinas e de novos equipamentos, correção e recuperação de solos, melhoria genética, irrigação, implantação de pomares e estufas e armazenagem.

EBDA/Assimp
18/01/2011
(71) 3116-1803 / 3116 -1910
(75)3281-2845
ebda.imprensa@ebda.ba.gov.br

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Gerência Regional de Paulo Afonso apresenta o Pacto Federativo para prefeitos em Glória


A Associação de Prefeitos do Sertão Baiano (APSB) se reuniu na Câmara Municipal do Município de Gloria, na última sexta feira (15), para debater as ações e metas previstas para 2011, e apresentar propostas para o desenvolvimento de suas regiões. A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S. A. (EBDA), vinculada à Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), também participou apresentando aos prefeitos as ações do Pacto Federativo, no Território de Itaparica.
O Pacto Federativo vem com finalidade de apoiar a extensão rural e a pesquisas de natureza científica, tecnológica ou de inovação, que visem contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar. Ele foi implantado na Bahia nos nove territórios de cidadania, e a Gerência Regional de Paulo Afonso é responsável por assistir dez municípios que tem na agricultura familiar sua principal atividade econômica.
O responsável por apresentar as ações do Pacto foi o gerente regional da EBDA de Paulo Afonso, Anttonio Almeida Junior, que em sua apresentação sinalizou as estratégias de ação da empresa para ampliar a oferta do serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).
“O Pacto Federativo é um projeto de grande expansão na Bahia, e a EBDA abraça essa ação como causa justa, na defesa pelos direitos do agricultor familiar. Estamos com mais 16 novos técnicos envolvidos e vamos trabalhar dia à dia para fortalecer ainda mais a oferta de Ater”, comentou durante o evento o gerente Almeida Junior.
Também esteve presente no evento o subcoordenador do Programa Luz Para Todos, Rubens Alcântara, que em sua apresentação mostrou que a Bahia conta hoje com 2.110.950 pessoas que foram beneficiadas com o Programa Nacional de Universalização e Uso de Energia Elétrica na Bahia. Segundo ele ainda faltam 300.000 famílias a serem atendidas, trabalho que o Governo do Estado tem como prioritário para 2011.
Os beneficiados pelas ações do Pacto Federativo no território de Itaparica são: agricultores familiares, comunidades quilombolas, aldeias indígenas e pescadores artesanais.
EBDA/Assimp
17/01/2011
(71) 3116-1803 / 3116 -1910
(75)3281-2845
ebda.imprensa@ebda.ba.gov.br

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Programas são apresentados aos pescadores de Rodelas


Pescadores artesanais do município de Rodelas esclareceram suas dúvidas sobre o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), em palestra, promovida pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), através da Gerência Regional de Paulo Afonso, numa parceria com o Banco do Nordeste, hoje (10), no Colégio Estadual do município de Rodelas.

O principal tema do evento foi o Pacto Federativo e inclusão dos pescadores artesanais como público-alvo da EBDA, proferido pelo gerente regional de Paulo Afonso, Antônio Almeida Junior, que também abordou o Crédito Assistido, programa do Governo do Estado da Bahia que trata da capacitação e assistência técnica aliada ao crédito rural. “Os pescadores artesanais terão toda atenção e dedicação dentro das ações da EBDA. Eles possuem uma merecida importância e reconhecimento por executarem um papel de notoriedade no âmbito das comunidades tradicionais”, comentou o Gerente.
Os benefícios e facilidades de adesão ao crédito PRONAF foi apresentado pelo engenheiro agrônomo da EBDA, em Rodelas, Antônio Eduardo, e o AgroAmigo, programa de microcrédito rural do Banco do Nordeste, foi abordado pelo assessor de negócios do Banco, José Marcelo dos Santos. Já as linhas de créditos PRONAF B, PRONAF Comum e Mais Alimentos também foram citadas ao longo das apresentações.
A EBDA em Paulo Afonso, em parceria com o Escritório Local de Rodelas, será responsável pela elaboração dos Projetos do PRONAF Mais Alimentos e emissões de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAPS).

EBDA/Assimp
10/01/2011
(71) 3116-1803 / 3116-1910
(75)3281-2224 / 3281-2254
ebda.imprensa@ebda.ba.gov.br

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Começam as inscrições do Garantia-Safra 2011


Terá início no próximo dia 11 de janeiro o período das inscrições do programa Garantia – Safra para os agricultores familiares da região de Paulo Afonso e municípios vizinhos. Esta é a mais importante etapa do processo, onde a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A (EBDA), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri), realiza as visitas técnicas para a avaliação e cadastramentos dos agricultores.
Para participar do Garantia-Safra é necessário que o agricultor familiar leve o documento de identidade (marido e esposa), CPF (marido e esposa), titulo de eleitor e comprovante de votação (marido e esposa). É imprescindível que o agricultor também tenha em mãos alguns destes documentos; recibo de compra e venda da terra, registro do INCRA, escritura pública, titulo da terra ou ITR.
Será dito pelos representantes de associações comunitárias, local, dia e horário para a realização do cadastro, onde será preenchida a Declaração de Aptidão ao Pronaf DAP. Mas para os que já possuem a sua DAP deverão comparecer para atualizar seus dados e as culturas que estão pretendendo plantar.
É importante lembrar que o perfil adotado nesta avaliação é dos agricultores familiares cuja produção e renda familiar seja inferior a R$9.300,00 (nove mil e trezentos reais), ano além de cultivar milho, feijão ou mandioca. Esta seleção é feita apenas uma vez por ano.
Para a safra de inverno de 2011 espera-se assistir sete mil agricultores familiares dos Municípios de Gloria, Jeremoabo, Santa Brigida, Pedro Alexandre, Coronel João Sá e Paulo Afonso. O instrumento de identificação utilizado pelos técnicos da EBDA é a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), que assegura um bom desempenho do trabalho.
Estarão empenhados nesta ação 16 técnicos agrícolas da EBDA, que serão divididos em equipes para prestar a mais absoluta e competente assistência técnica. “É com enorme prazer que vamos dar início a mais uma etapa de inscrições para o Garantia-Safra, o nosso foco é assegurar ao agricultor familiar um atendimento qualificado, proporcionando a ele maior confiança e credibilidade em nossas ações no campo”, comentou Almeida Junior, Gerente Regional da EBDA Paulo Afonso.
Caso haja perca da Safra, o agricultor receberá um beneficio de quatro parcelas de R$ 160,00 (cento e sessenta reais), que permitirá ao mesmo a recomeçar uma nova produção, na compra de sementes e utensílios para o plantio.
Esta iniciativa é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), que visa garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios sujeitos a perda de safra. O beneficio do Garantia Safra é formado com recursos dos agricultores familiares e das três esferas federativas: União, Estado e Município.
Fonte Assimp GRPA