sábado, 8 de outubro de 2011

Descaso com a BR 110


Do município de Ribeira do Pombal até o Assentamento Caritá, em Jeremoabo, são 98 km da BR 110 em péssimo estado de trafegabilidade. No trecho Jeremoabo a Paulo Afonso não existe sinalização vertical nem horizontal. Pista sem acostamento, sem sinalização, buracos, trechos intrafegáveis... E olha que este trecho da BR 110 foi reconstruído há menos de um ano. A obra sequer foi inaugurada e já está imprestável. Triste realidade que vem se arrastando ao longo dos últimos anos.

Quebra de suspensão, pneus furados e gastos com a manutenção dos veículos fazem parte da triste realidade enfrentada pelos que diariamente precisam trafegar pelo nordeste baiano em busca de seu sustento. As dificuldades enfrentadas pelos sertanejos desta região vão desde a falta de segurança em se trafegar, seja durante o dia ou à noite, até o aumento dos custos dos produtos aqui produzidos ou que vem de outras regiões para abastecer o mercado regional. Sem contar o prejuízo para o setor de turismo. E pior, por conta das péssimas condições da estrada não são raros os casos de vidas que se perdem por conta dos constantes acidentes.

Perdem-se além de recursos, negócios, oportunidades e tempo. Uma viagem entre Paulo Afonso e Ribeira do Pombal (185 km), que tinha uma duração média de 2 horas, hoje não é feita em menos de três horas. Isso se o carro não quebrar ou não estourar um pneu por conta dos incontáveis buracos.

Está mais que na hora de juntar vereadores, prefeitos, movimentos sociais, sociedade civil organizada, cidadãos e cidadãs, independentemente de cor ou sigla partidária, e exigir do DNIT / Ministério dos Transportes um tratamento digno e adequado para a nossa região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário