sexta-feira, 11 de março de 2011

Associação de Paulo Afonso comercializa produtos com apoio da EBDA


Os agricultores da Associação dos Irrigantes de Paulo Afonso já podem contar com a comercialização de seus produtos. As culturas produzidas pelas 28 famílias associadas já estão inseridas na merenda escolar das escolas públicas municipais, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Penae), que adquire os produtos da agricultura familiar, diretamente da associação.
Para que este processo transcorresse com eficiência, a associação contou com o apoio da Gerência Regional da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), de Paulo Afonso, vinculada à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), que emitiu a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), jurídica, necessária para que a entidade seja beneficiada pelos programas de governo.
No último mês de fevereiro, a EBDA emitiu a primeira DAP jurídica de Paulo Afonso para a Associação de Irrigantes. Com este beneficio os agricultores já podem comercializar seus produtos com a prefeitura, que já tem disponibilizados R$ 200 mil para a aquisição de frutas, verduras e legumes, pelo Penae.
Para o gerente regional, Anttonio Almeida Junior, esta DAP é de grande importância para que os agricultores possam comercializar suas culturas de forma segura e organizada. “A EBDA vai continuar assistindo essas famílias, e vamos levar o que há de melhor em assistência técnica especializada para o desenvolvimento da comunidade”, assegurou.
De acordo com Eurides Maria, presidente da Associação, esta conquista vai assegurar uma renda mínima a cada associado. “Concretizamos um sonho que parecia distante. Hoje, com o apoio da EBDA, já podemos produzir com a certeza da venda das nossas culturas e de um futuro melhor”, comentou a agricultora.
Os trabalhos da EBDA consistem nas ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), Pesquisa e Classificação de Produtos de Origem Vegetal. Nessa linha, acompanham as atividades dos agricultores familiares, seu principal público, potencializando suas capacidades de planejar e decidir seus processos agrícolas.

Fonte: - Assimp/EBDA

quinta-feira, 10 de março de 2011

EBDA promove reunião com líderes de associações de Paulo Afonso


Com o objetivo de promover a integração dos líderes das associações de agricultores familiares, nas ações de campo, a Gerência Regional de Paulo Afonso, da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), realiza, amanhã (11), às 9h, no Parque de Exposições do município, a primeira reunião com representantes das associações do município de Paulo Afonso.
A meta de atendimento da EBDA, em 2011, para o Território de Itaparica é atender 1.900 famílias, sendo 800 famílias no município de Paulo Afonso, 500 famílias para os municípios de Glória, Abaré e Chorrochó, 400 famílias em Macururé e 200 em Rodelas. Para isso, a Gerência Regional conta com um reforço operacional expressivo, de 16 novos técnicos, compondo o quadro da empresa, assegurando, dessa forma, o atendimento qualificado aos agricultores familiares nas suas demandas, e ao cronograma de trabalho da gerência, na região.
De acordo com Anttonio Almeida Junior, gerente regional de Paulo Afonso, para o bom andamento das ações a serem desenvolvidas é necessário a integração dos técnicos com os agricultores e suas representações, pois estes podem sinalizar as demandas de cada região, bem como ajudar no direcionamento das ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). “Para nós, é um enorme prazer contar com a parceria; com esta ajuda vamos chegar mais rápido até o agricultor e promover um atendimento visando uma maior e melhor produção de suas lavouras”, comentou Almeida Junior.
Projetos de linhas de crédito para custeio, linhas de crédito para investimentos, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), crédito assistido, Garantia Safra, entre outras ações executadas pela EBDA, serão mostradas durante o evento, com a finalidade de motivar os agricultores e promover o desenvolvimento de suas capacidades produtivas.
Fonte: - Assimp/EBDA