sexta-feira, 11 de março de 2011

Associação de Paulo Afonso comercializa produtos com apoio da EBDA


Os agricultores da Associação dos Irrigantes de Paulo Afonso já podem contar com a comercialização de seus produtos. As culturas produzidas pelas 28 famílias associadas já estão inseridas na merenda escolar das escolas públicas municipais, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Penae), que adquire os produtos da agricultura familiar, diretamente da associação.
Para que este processo transcorresse com eficiência, a associação contou com o apoio da Gerência Regional da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), de Paulo Afonso, vinculada à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), que emitiu a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), jurídica, necessária para que a entidade seja beneficiada pelos programas de governo.
No último mês de fevereiro, a EBDA emitiu a primeira DAP jurídica de Paulo Afonso para a Associação de Irrigantes. Com este beneficio os agricultores já podem comercializar seus produtos com a prefeitura, que já tem disponibilizados R$ 200 mil para a aquisição de frutas, verduras e legumes, pelo Penae.
Para o gerente regional, Anttonio Almeida Junior, esta DAP é de grande importância para que os agricultores possam comercializar suas culturas de forma segura e organizada. “A EBDA vai continuar assistindo essas famílias, e vamos levar o que há de melhor em assistência técnica especializada para o desenvolvimento da comunidade”, assegurou.
De acordo com Eurides Maria, presidente da Associação, esta conquista vai assegurar uma renda mínima a cada associado. “Concretizamos um sonho que parecia distante. Hoje, com o apoio da EBDA, já podemos produzir com a certeza da venda das nossas culturas e de um futuro melhor”, comentou a agricultora.
Os trabalhos da EBDA consistem nas ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), Pesquisa e Classificação de Produtos de Origem Vegetal. Nessa linha, acompanham as atividades dos agricultores familiares, seu principal público, potencializando suas capacidades de planejar e decidir seus processos agrícolas.

Fonte: - Assimp/EBDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário