segunda-feira, 23 de maio de 2011

Agrichó mostra o potencial da Agricultura Familiar


Nos dias 20 a 22 de maio aconteceu em Chorrochó a 1ª Agrichó – Feira da Agricultura Familiar do município de Chorrochó, uma promoção da Prefeitura Municipal em parceria com a Secretaria de Agricultura Irrigação e Reforma Agrária do estado da Bahia - SEAGRI, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola – EBDA, Bahiapesca, ADAB, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Banco do Nordeste, CODEVASF, CHESF e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Para Anttonio Almeida Júnior, Diretor de Desenvolvimento da Agricultura da SEAGRI, a 1ª Agrichó "atingiu seus objetivos ao fortalecer iniciativas locais de estruturação da produção e comercialização dos produtos da Agricultura Familiar bem como a troca de informações e a realização de parcerias, colocando lado a lado compradores, produtores rurais, técnicos, pesquisadores e as instituições públicas de fomento aos agricultores familiares da região".

Nos estandes e baias foram expostos para comercialização os caprinos das raças melhoradoras Anglo Nubiana e Boer e ovinos Santa Inês, Dorper e White Dorper além de produtos agroecológicos, artesanais e gastronômicos produzidos por agricultores familiares, artesãos, comunidades indígenas, quilombolas e assentados da reforma agrária.

Durante o evento a Bahiapesca distribuiu 100 mil alevinos de tilápia para povoamento de açudes e barragens comunitárias dos municípios de Chorrochó, Abaré e Macururé. No estande da EBDA foram apresentadas as tecnologias de suplementação alimentar com feno de espécies nativas da caatinga e a tecnologia da palma forrageira plantada em sistema adensado. O agrônomo Francisco Afonso de Menezes do CENTERCAPRI/EBDA ministrou palestra sobre Manejo Alimentar e a Importância da Reserva Estratégica para as épocas secas. Na área do crédito rural, a equipe do Banco do Nordeste liberou recursos através do Agroamigo e do PRONAF Mais Alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário