sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Feliz 2011 !!!

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Emoção e gratidão marcam as entregas dos Cartões Garantia-Safra no municipio de Glória


Com diversas mensagens de apoio e votos de agradecimento. Assim foi dado inicio ao evento de entrega dos cartões Garantia-Safra no Município de Glória. Agricultores familiares puderam na manhã desta quarta-feira (22), receber das mãos da Prefeita Ena Vilma Negromonte seu primeiro cartão de adesão ao programa, que possibilita ao agricultor familiar contemplar quatro parcelas de R$150,00 (cento e cinquenta Reais).
Receber o benefício Garantia–Safra permite ao pequeno agricultor familiar participar do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que tem como objetivo assegurar ao produtor o recebimento de um auxilio para recomeçar uma nova plantação. Vale ressaltar que os fenômenos climáticos como: excesso de chuva e seca são os principais fatores da degradação de uma lavoura.
No município de Glória 270 agricultores serão beneficiados pelo Garantia Safra, que por conta da seca devastou boa parte da produção de milho e feijão das pequenas propriedades. Para o Secretario da Agricultura de Gloria é mais uma meta cumprida neste termino de ano, em que muitas dificuldades foram encontradas ao longo do caminho. “É histórica esta conquista, essas pessoas que aqui estiveram passarão seu natal com muito mais confiança e tranqüilidade, sabendo que poderão recomeçar no dia seguinte”, comentou Gilvan Lisboa.
A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri) é a peca chave do bom desempenho desta ação, já que a mesma promove ações de cadastramento de agricultores, assistência técnica e extensão rural. De acordo com o gerente regional EBDA Paulo Afonso, o bom desempenho dos trabalhos reflete em dias como esse, em que os agricultores estão felizes e satisfeitos com o andamento dos trabalhos executados pela equipe da EBDA.
“É gratificante para todos nós ver a alegria dos nossos agricultores familiares, que estão no dia a dia nosso de trabalho, nos dando verdadeiras lições de vida e superação diante dos desafios encontrados ao longo do caminho. É dever nosso ajudar ao agricultor, esta é a nossa bandeira e no que depender da EBDA mais ações e projetos serão feitos neste novo ano para beneficiar nossos agricultores”, declarou Anttonio Ameida Junior Gerente Regional de Paulo Afonso.
Estiveram presentes parceiros e colaboradores desta ação beneficente como o Deputado Estadual Mario Negromonte Junior, a Prefeita do Município Ena Vilma, Secretários do município entre outras pessoas que de forma direta e indiretamente somaram para que esta ação pudesse acontecer.
“Esta é a primeira vez que participo deste programa, e agradeço primeiramente a Deus e depois aos responsáveis por esse dia, por esta recebendo esse dinheirinho, que vai me ajudar e muito, já que perdi 70% das minhas plantações, já não sabia o que fazer mas agora já tenho como ajudar minha família, obrigado, obrigado e obrigado”, expressou a agricultora familiar Marivone Santos Assunção 31 anos.

O programa
O Programa Garantia-Safra é uma ação do Pronaf criada para os agricultores que sofrem a de perda de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas. Sua área de atuação abrange os municípios localizados na região Nordeste, no norte do Estado de Minas Gerais (Vale do Mucuri e Vale do Jequitinhonha) e no norte do Estado do Espírito Santo.
Para participar, é necessário aderir ao Garantia-Safra anualmente. Esta adesão deve ser feita pelos estados, municípios e agricultores. Recebem pagamentos os agricultores que aderiram nos municípios em que é detectada perda de pelo menos 50% da produção de algodão, arroz, feijão, mandioca e milho.
Os benefícios são pagos diretamente aos agricultores, em parcelas mensais por meio de cartões eletrônicos disponibilizados pela Caixa Econômica Federal. Quanto ao valor os benefícios e a quantidade de agricultores a serem cobertos pelo Programa, a definição acontece anualmente em, data anterior ao início da safra agrícola (meses de junho, julho ou agosto), após o Comitê Gestor do Garantia-Safra reunir-se.
Foto: Ricardo Pereira
Fonte: ASSIMP EBDA/GRPA - Isabela Canuto

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Agricultores familiares de Glória recebem cartão Garantia Safra


Agricultores familiares do município de Glória, região de Paulo Afonso, estão recebendo o cartão do Programa Garantia Safra, hoje (22), na Escola Alice de Moura, localizada no centro da cidade. Na região já estão cadastrados, nesta fase, 270 agricultores, sendo que, nessa primeira oportunidade, serão entregues 156 cartões.
O programa é uma política pública do Governo Federal, em parceria com a Secretaria da Agricultura e Reforma Agrária (Seagri), através da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), junto aos municípios e unidades familiares, para a formação do fundo que gera recursos alocados para cada um desses entes.
Como uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o Garantia Safra visa garantir melhores condições aos agricultores familiares sujeitos à perda da safra superior a 50%. Ocorrendo a perda, os agricultores recebem o valor de R$ 150, abrangendo um total de quatro parcelas.
A EBDA é o órgão responsável pelos cadastros e inscrições dos agricultores do município que aderiram ao programa, através da declaração de aptidão (DAP), e pela elaboração dos laudos para verificação do plantio. “É um compromisso nosso, auxiliar na operacionalização desse projeto, assegurando ao nosso agricultor familiar garantias de dias melhores, oferecendo o que há de melhor em assistência técnica e extensão rural em nossa gerência”, declarou o gerente regional Anttonio Almeida Junior.
De acordo com o secretário municipal, Gilvan Lisboa, o Produto Interno Bruto (PIB) do município de Glória, tem na agricultura sua maior expressão e, por conta disso, é de total interesse da prefeitura ajudar os agricultores familiares, buscando recursos e serviços para que venha otimizar a sua qualidade de vida e amenizar o sofrimento diante dessas perdas. “Esta é mais uma de nossas conquistas diante de muitas dificuldades. Eu, como secretario, estou lisonjeado com o sucesso deste evento; asseguro que é um prazer angariar benefícios para nossa população”, finalizou Gilvan.
fonte: ASSIMP EBDA/GRPA - Isabela Canuto

Gerência Regional da EBDA de Paulo Afonso apresenta ações e metas para 2011


Na manhã da última sexta-feira (17), no auditório da Universidade Estadual da Bahia UNEB, em Paulo Afonso, aconteceu a primeira reunião de apresentação das ações e metas para 2011, da gerência regional da EBDA, de Paulo Afonso.
O objetivo do evento foi estabelecer as ações futuras de desenvolvimento e trabalho para o novo ano. Durante a primeira etapa das apresentações, foram abordadas, as atuações das equipes, bem como orientações de trabalho e atividades na região.
A qualidade do trabalho nesta nova etapa foi um dos pontos de maior destaque durante a programação. “É imprescindível que nossos colaboradores estejam empenhados nas ações do Pacto Federativo, assegurando aos nossos agricultores familiares o melhor trabalho e a melhor assistência dentro das suas necessidades”, comentou o gerente regional de Paulo Afonso, Anttonio Almeida Júnior.
Participaram da reunião técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos, membros das associações comunitárias, veterinários, entre outros profissionais de áreas afins, sugerindo dicas de como executar os trabalhos da melhor maneira possível. Ao final do evento foi realizada uma confraternização entre colegas da gerência regional de Paulo Afonso, em conjunto com os novos membros da equipe, selando um clima de paz e prosperidade neste período natalino.
foto: Camila Nunes
fonte: ASSIMP EBDA/GRPA - Isabela Canuta

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Pacto Federativo atenderá 1600 Agricultores Familiares do Território Itaparica


A EBDA - Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola promove nesta sexta feita, 17.12, no Auditório da UNEB Campus VIII, das 08 às 17 h, a Reunião de Nivelamento Conceitual e Operacional do Pacto Federativo, referente às políticas públicas da Agricultura Familiar para o Território Itaparica.
Durante o encontro serão apresentados os dados estatísticos das políticas públicas no Território Itaparica e o planejamento das ações de fortalecimento da agricultura familiar através do Pacto Federativo, um investimento de mais de 2,5 milhões para 2011 e primeiro semestre de 2012, para ser utilizado nas atividades de assistência técnica e extensão rural (ATER) para 1,6 mil agricultores familiares dos municípios de Paulo Afonso, Glória, Rodelas, Abaré, Chorrochó e Macururé.
Temas como Segurança Alimentar, emissão informatizada das DAPs (Declarações de Aptidão ao PRONAF – Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar), Programa Garantia Safra, Crédito Assistido e o Programa de Aquisição de Alimentos, previstas pelo PAP – Plano Agrícola e Pecuário do Estado da Bahia 2010/2011, também serão apresentados no evento.
Segundo o Gerente Regional da EBDA em Paulo Afonso, Anttonio Almeida Júnior, “estaremos discutindo as questões técnicas e administrativas do convênio do Pacto Federativo como peça fundamental para garantir o acesso às politicas públicas da agricultura familiar aos agricultores e agricultoras da nossa Região”.