domingo, 28 de novembro de 2010

Agricultores Familiares recebem benefícios do Programa Garantia Safra


A partir de quarta feira, 01 de dezembro, os agricultores familiares dos municípios de Paulo Afonso, Glória e Coronel João Sá passarão a receber o pagamento de benefício do Programa Garantia Safra que é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA) em parceria com o Governo do Estado da Bahia e Prefeituras Municipais.
O benefício assegura uma renda de R$ 600,00 (seiscentos Reais) pago em quatro parcelas de R$ 150,00 (cento e cinquenta Reais) para os agricultores que registraram perdas acima de 50% da safra de inverno 2010 das culturas de feijão, milho e mandioca.Serão beneficiados 1154 agricultores sendo 603 em Coronel João Sá, 278 em Glória e 273 em Paulo Afonso.
Para Anttonio Almeida Júnior, Gerente Regional da EBDA, “esta é a primeira vez que a politica pública do Programa Garantia Safra é implantada na nossa região como forma de garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios sujeitos a perda de safra em razão do fenômento de estiagem”
Almeida Júnior lembra, também, a importância dos municípios aderirem ao Programa Garantia Safra 2011, “esperamos a adesão dos municípios de Jeremoabo, Pedro Alexandre, Coronel João Sá, Santa Brigida, Glória e Paulo Afonso, que são os municípios que plantam a safra de inverno quando iremos beneficiar 6000 agricultores com o Programa Garantia Safra”.
O benefício do Programa Garantia Safra será pago através das Agencias da CAIXA e de sua rede credenciada e para o agricultor obter mais informações sobre o Programa Garantia Safra deverá entrar em contato com a EBDA, Prefeituras Municipais e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

sábado, 27 de novembro de 2010

2ª Expo Feira do Bode em Chorrochó debate caminhos da Ovinocaprinocultura


De 12 a 14 de novembro criadores de caprinos e ovinos da cidade de Chorrochó e municípios circunvizinhos participaram da 2ª Expo Feira do Bode em Chorrochó, uma promoção da Associação de Vaqueiros de Chorrochó em parceria com o Governo da Bahia, através da Secretaria de Agricultura Irrigação e Reforma Agrária, EBDA, ADAB, Banco do Nordeste, CODEVASF, EMBRAPA, UNEB e TV São Francisco.
O mercado da carne, leite e a pele de ovinos e caprinos, vêm crescendo nos últimos anos e tem despertando um maior interesse pela exploração dessas espécies animais, principalmente com a introdução de raças melhoradoras como a Anglo Nubiana e Boer, para os caprinos, e da Santa Inês, Dorper e White Dorper, para os ovinos.
O Plano de Desenvolvimento do Território Itaparica destaca a ovinocaprinocultura como mecanismo indutor do desenvolvimento sustentável do Território pelo importante papel que desempenha na produção de alimentos, matéria-prima para indústrias e absorção de considerável parcela de mão-de-obra rural.

No estande da EBDA os ovinocaprinocultores foram recepcionados pelas equipes das Gerencias Regionais de Paulo Afonso e de Juazeiro, onde foram apresentadas as tecnologias de suplementação alimentar com feno de espécies nativas da caatinga e a tecnologia da palma forrageira plantada em sistema adensado.
Durante o evento, o Professor Geraldo Magalhães do CENTERCAPRI/EBDA ministrou curso sobre o beneficiamento do leite e derivados aos agricultores e agricultoras familiares com o objetivo de agregar valor ao leite “in natura” e como aproveitar os excedentes da produção para fabricação de ricota, queijo minas frescal, requeijão ou mesmo do doce de leite. O agrônomo Francisco Afonso de Menezes do CENTERCAPRI/EBDA ministrou palestra sobre Manejo Alimentar e a Importância da Reserva Estratégica para as épocas secas e as práticas capazes de melhorar significativamente os índices zootécnicos dos criatórios de caprinos e ovinos, a exemplo de melhoramento genético, suplementação alimentar, mineralização dos rebanhos e controle higiênico e sanitário da criação. Na área do crédito rural, a equipe do Banco do Nordeste apresentou aos participantes as linhas de crédito do Agroamigo e do PRONAF Mais Alimentos.
Para Anttonio Almeida Júnior, Médico Veterinário e Gerente Regional da EBDA de Paulo Afonso “a ovinocaprinocultura que é tradicionalmente explorada pelo agricultor familiar do semi-árido para sua subsistência, encontra na caatinga as condições físicas propícias para seu desenvolvimento, podendo advir dela, desde quando apoiada por políticas públicas específicas de crédito assistido, acesso às tecnologias, assistência técnica, prática do associativismo, cooperação e parceria, uma opção do ponto de vista econômico e social para o Território Itaparica”.
A ovinocaprinocultura desponta como uma das atividades mais importantes para alicerçar uma economia forte e competitiva para as áreas de sequeiro dos municípios que integram o Território de Itaparica pois “mesmo diante das adversidades impostas pelas particularidades do semi-árido, os municípios de Paulo Afonso, Glória, Rodelas, Chorrochó, Abaré e Macururé, são responsáveis por 27% do rebanho caprino e ovino baiano”, concluiu Almeida Júnior.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Novo Cenário Político Regional


O cenário político da Região não será mais o mesmo após as ultimas eleições de outubro. Mudanças significativas pós pleito eleitoral, influenciarão, sem sombra de duvidas, os nossos destinos nos próximos anos. Senão vejamos:
Com a vitória de Dilma Rousseff, primeira mulher eleita Presidente do Brasil, que tem a dura missão de ser a sucessora do presidente Lula, o maior fenômeno de popularidade que o Brasil já conheceu, espera-se a consolidação das políticas públicas de inclusão social e a continuidade dos avanços sociais e econômicos do Governo Lula. Erradicar a pobreza é, sem sombra de dúvidas, seu maior desafio.
Na Bahia, o governador Jaques Wagner se consolida como grande liderança política. Além de ter sido reeleito em primeiro turno com larga diferença de votos sobre o 2º colocado, ainda elegeu seus dois senadores Walter Pinheiro e Lídice da Mata com bastante folga, e agora tem 3 senadores na sua base, já que em 2006 havia elegido o senador João Durval.
O DEM teve a sua mais fragorosa derrota eleitoral: além de não eleger José Serra, Paulo Souto perdeu a eleição para governador (teve míseros 16 % dos votos válidos), e deu a Fábio Souto, seu filho e herdeiro político, uma votação, no mínimo, inexpressiva. ACM Neto que em 2006 teve mais de 430 mil votos sentiu o peso da ausência de seu avô e da máquina estadual e não repetiu a votação. Os dois senadores do DEM José Ronaldo e Aleluia, passageiros de uma campanha improvisada, tiveram fraco desempenho eleitoral.
Regionalmente, Luiz de Deus perde a eleição de Deputado Federal com menos votos do que os da eleição de 2006 quando foi candidato a Deputado Estadual. Sem o apoio das prefeituras da 10ª região (onde um dia já foi detentor da hegemonia das prefeituras e câmaras municipais), Luiz de Deus viu-se derrotado em 10 dos 11 municípios da região. A exceção foi Paulo Afonso onde os votos cativos e reféns da máquina pública da Câmara de Vereadores e da Prefeitura, lhe asseguraram pouco mais de 17 mil votos. O destaque da eleição de Paulo Afonso é que mesmo com Câmara e Prefeitura trabalhando pela candidatura de Luiz de Deus, este teve menos votos que na eleição em que era oposição e não tinha o poder do Paço Municipal. As urnas refletiram, com certeza, a resposta e a desilusão do povo pauloafonsino com o governo da “onda azul” que manteve, contrariando as promessas de campanha, o velho estilo arcaico de administrar, com mágoa, perseguição, rancor e vingança. A derrota foi tão grande que em entrevista à imprensa local, o deputado Luiz de Deus anunciou a sua aposentadoria como político. Para futuro, se é que há futuro para o DEM, resta estimular o surgimento de novas lideranças. Sem renovação, com lideranças envelhecidas, ações de um ciclo de rotinas, mesmices e letargia, sem novas propostas e sem novos projetos, o DEM dá sinais, como dizia o poeta: “que é o começo do fim ou é o fim”.
O Partido dos Trabalhadores sai do pleito com menos de 15 % dos votos válidos em Paulo Afonso - cerca de 6500 votos para seus Deputados Federais e para o seu principal Deputado Estadual Paulo Rangel.
Raimundo Caíres com candidatura sob judice pela Lei da Ficha Limpa e após ter feito uma administração equivocada e que teve inclusive contas rejeitadas pelo TCM, alcançou a sua segunda derrota eleitoral consecutiva.
Fortalecido das urnas quem sai é o Deputado Mário Negromonte. Com uma eleição de quase 170 mil votos, a 5ª maior da Bahia, Negromonte mostrou força com votos em 413 dos 417 municípios baianos. Na 10ª região, Mário Negromonte passa a ser a maior liderança política. Venceu as eleições com mais de 50 mil votos desde Ribeira do Pombal até Abaré. É o reconhecimento da população pelos mais de 60 milhões em investimentos de infraestrutura nos municípios. Obras que vão desde a perfuração de poços artesianos, passando por calçamentos, saneamento básico até a construção de casas populares. Com prestígio político junto ao Presidente Lula, ao Governador Jaques Wagner e a Presidente eleita Dilma Rousseff, Mário Negromonte tem tido o seu nome lembrado para ocupar um dos ministérios do próximo governo.
Mário Negromonte mostrou força também com a eleição de Mário Junior com uma votação bastante expressiva, sempre na preferência do eleitorado. Foi o candidato a deputado estadual mais votado da região. Para completar, surpreendeu com mais de 113 mil votos, ficando em 2º lugar como deputado estadual em toda a Bahia e, nacionalmente, foi a maior performance eleitoral dos 50 deputados estaduais eleitos pelo Partido Progressista. Para quem sai candidato pela primeira vez, este desempenho é um feito e tanto. Demonstrou que tem luz própria, força política, liderança, determinação e penetração em diversos municípios e regiões.
Em Glória, a prefeita Ena Vilma conseguiu dar mais de 50% dos votos válidos a Mário Negromonte e a Mário Júnior. A revolução das obras e da gestão lhe credencia para a reeleição com folga em 2012.
Neste novo cenário político, o Partido Progressista liderado pelo Deputado Mário Negromonte, maior vencedor localmente e regionalmente, se habilita para ser a locomotiva dos destinos políticos desta região pelos próximos anos. Para as eleições municipais de 2012, o Partido Progressista deverá ter candidato a Prefeito e se prepara para fazer a maioria dos vereadores eleitos. É esperar para ver!