quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Apiários da região de Paulo Afonso são georreferenciados


Os 133 apiários em produção nos municípios de Paulo Afonso, Santa Brigida e Jeremoabo foram georreferenciados pela EBDA – Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola totalizando 4490 colméias. O georreferenciamento é uma tecnologia que identifica, com precisão, a propriedade, apiário, estrada, casa do mel, aguada, ou qualquer outro ponto desejado no globo terrestre através do GPS a partir de bases cartográficas e da identificação de latitude e longitude.
Segundo o técnico Jesus Santiago o objetivo deste programa é “identificar e cadastrar os apiários, as residências dos apicultores, as unidades de beneficiamento do mel, as associações e cooperativas”.

Durante o I Congresso Nordestino de Apicultura e Meliponicultura e Feira da Cadeia Apícola, que acontece em Salvador no período de 04 a 06 de novembro, a EBDA – Gerencia Regional de Paulo Afonso, estará apresentando a experiência local que tem sido considerada como referência para o estado da Bahia.
Para o Gerente Regional da EBDA Anttonio Almeida Júnior, o programa de georreferenciamento trará como resultado a rastreabilidade do mel da região agregando mais valor a agricultura familiar ou seja “o consumidor vai conhecer a origem do produto, quem produziu e onde foi produzido o mel que chega até a sua mesa”.
O programa terá continuidade ainda neste mês de novembro com o georreferenciamento dos apiários localizados no município de Glória. “Até junho de 2010 todos os apiários dos municípios da regional Paulo Afonso estarão georreferenciados e cadastrados no Programa Nacional de Georreferenciamento e Cadastro de Apicultores (PNGEO/CBA)” concluiu Almeida Júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário