sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Governo busca sustentabilidade da região do sisal


Estruturar a cadeia produtiva do sisal e viabiliar o uso de 100% da folha, com o aproveitamento dos subprodutos, e garantir a revitalização social e econômica de toda a região do sisal. É o que pretende o Governo do Estado que, por meio das secretarias da Agricultura (Seagri) e de Ciência e Tecnologia (Secti), executa ações nesse sentido.

Ontem, 21.08, os secretários da Agricultura, Eduardo Salles, e de Ciência e Tecnologia, Paulo Câmara, participaram, no município de Valente, do workshop ‘Cadeia Produtiva do Sisal - fibras naturais em tempos de sustentabilidade’, quando foi apresentado o projeto ‘Desenvolvimento do sisal em base tecnológica, pesquisa e inovação’, contendo ações concretas de curto, médio e longo prazo, envolvendo investimentos da ordem de R$ 6.2 milhões.

Entre as medidas concretas anunciadas pelos secretários estão a aquisição de dois milhões de mudas sadias de sisal, livres da ‘podridão vermelha’, a implantação de uma biofábrica de mudas e o desenvolvimento de uma máquina para desfibrar o sisal, segura e produtiva. "Estamos buscando soluções definitivas", disse Salles. Segundo ele, os problemas do sisal já são conhecidos. "Agora, é a hora de olharmos o futuro e desenvolvermos ações que garantam a sustentabilidade da região do sisal."

Pesquisas - O secretário Paulo Câmara explicou que o projeto objetiva apoiar e financiar pesquisas para o desenvolvimento de processos, novos produtos e modelos de gestão destinados a agregar valor à cadeia produtiva do sisal e promover a distribuição de renda. Entre as metas relacionadas por ele, está a implantação de uma biofábrica em parceira com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

O workshop, realizado no auditório da auditório da Associação dos Pequenos Agricultores do Estado da Bahia (Apaeb), continua até hoje, com visita técnica em Tiquara, distrito de Campo Formoso. O evento reuniu técnicos e pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Seagri, por meio da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Agência Brasileira de Promoção da Exportação (Apex), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Universidade Federal da Bahia (Ufba), UFRB, entre outras instituições.
Fonte:
Diário Oficial do Estado (22/08/2012)

Ascom Seagri Josalto Alves – DRT BA 931

(71) 9975-2354 3115-2794


Programa Crédito Assistido é apresentado na EBDA

Durante a tarde desta segunda–feira (07), técnicos da Unidade regional da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola – EBDA em Barreiras, tiveram a oportunidade de conhecer o Programa Credito Assistido do governo da Bahia. Criado em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil e apoiado pelo SENAR, SEBRAE, Sistema FAEB-SENAR, CEPLAC e Desenbahia, o Programa Crédito Assistido, propõe-se a uma forma inovadora de intervenção no setor agrícola do Estado, que consiste em direcionar prioritariamente as ações do Governo e os recursos financeiros do crédito agrícola para as 20 cadeias consideradas prioritárias para o desenvolvimento da agropecuária baiana, ofertando de forma tempestiva, responsável, dirigida e sustentável o crédito rural, respeitado as demandas levantadas junto aos agricultores e suas organizações. Por conseguinte, o programa tem por objetivo, orientar o agricultor familiar para que os recursos financiados pelos bancos sejam bem aplicados, obtendo-se os resultados desejados e evitando o endividamento. Durante a apresentação do programa na sede na EBDA em Barreiras, o coordenador do programa, o Médico Veterinário Anttonio Almeida Junior, mencionou as metas do programa que é atingir cerca de 33.500 agricultores. De acordo com Almeida, o número ainda é baixo frente ao universo de mais de 650 mil agricultores familiares baianos. Junior cita, que esse é um crédito diferente dos demais até então trabalhados. Além do pré crédito e o crédito propriamente dito, existe o pós credito, que na avaliação de Almeida é o diferencial dessa modalidade. “Nos que prestamos um serviço publico de assistência técnica, nos responsabilizamos pela aplicação efetiva dos recursos financeiros, diferente de muitas empresas privadas, que meramente se preocupa em ganhar a comissão. É esse acompanhamento que evita a má utilização dos recursos, consequentemente a baixa produção, e o inevitável inadimplemento por parte dos produtores”. ....“Nos que prestamos um serviço publico de assistência técnica, nos responsabilizamos pela aplicação efetiva dos recursos financeiros, diferente de muitas empresas privadas, que meramente se preocupa em ganhar a comissão. Para o gerente regional da EBDA, Carlos Augusto, o Programa Crédito Assistido é imprescindível para o desenvolvimento da pequena agropecuária regional. Cita que o Banco do Nordeste como um grande parceiro, “o objetivo do programa é capacitar, através de acompanhamentos técnicos dos profissionais da EBDA, o agricultor familiar para que ele possa, com o resultado da sua produção, honrar seus compromissos junto às instituições financeiras que incentivam a agricultura familiar, como também escoar o excedente da sua produção” afirma o gerente. Setor de Comunicação EBDA Barreiras/BA, 08 de Agosto de 2012