quarta-feira, 22 de junho de 2011

Agricultores familiares de Paulo Afonso e Glória recebem sementes para a safra de inverno



Na última terça feira, 21, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), em Paulo Afonso, começou a distribuição de 15 toneladas de sementes para o plantio na safra de inverno, sendo 5 toneladas de feijão, 5 toneladas de feijão de corda e 5 toneladas de milho para os agricultores familiares do Território de Itaparica. Nesta safra de inverno, serão beneficiadas 600 famílias em Paulo Afonso e 400 famílias do município de Glória. Esta ação visa disponibilizar ao agricultor sementes fiscalizadas e inspecionadas nos padrões de qualidade, para que haja melhoramento da qualidade e da produtividade das lavouras.
O processo de distribuição foi realizado na presença dos representantes da Comissão Territorial do Programa Semeando, de associações, representantes de sindicatos de trabalhadores rurais, e do Diretor de Desenvolvimento da Agricultura da Secretaria de Agricultura Irrigação e Reforma Agraria – SEAGRI/Ba, Anttonio Almeida Junior.
Segundo Almeida Júnior “o estado da Bahia está fazendo a sua parte e mais uma vez as metas foram cumpridas e os agricultores familiares estão satisfeitos com o resultado das políticas públicas da agricultura familiar nos municípios da nossa região.”
Para Maria Quitéria do Socorro, presidente da Federação das Associações Comunitárias de Paulo Afonso, “esse é o segundo ano em que nós plantamos usando sementes fornecidas pela EBDA. É uma boa ação do Governo do Estado para que o homem do campo possa plantar e colher, ajudando a quem mais precisa”.
O articulador do Território Itaparica Cláudio Ademar ressalta que “agora é só esperar que as chuvas venham na medida certa para que o agricultor tenha a garantia da colheita”.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Dia do chocolate é comemorado em Ilhéus


A cadeia produtiva do chocolate comemorou neste ultimo domingo, 05 de junho, na sede da CEPLAC, na rodovia Ilhéus - Itabuna, no sul do estado, o dia Internacional do Cacau com o tema “Modernização da Gestão da Cacauicultura”, escolhido para as comemorações desta 53ª edição.
Segundo Jay Wallace da Silva e Mota, diretor da CEPLAC, o Dia Internacional do Cacau é visto como uma data para reflexão e marca “a importância do tema à missão da pesquisa e da extensão rural da CEPLAC para redução de custos e elevação da produtividade”.
Durante o evento a família do agricultor João Gomes da Silva, da Fazenda São João, município de Gandu, recebeu a Homenagem Especial da CEPLAC. Renato José Baiardi, foi escolhido “Cacauicultor do Ano” e o destaque da Agricultura Familiar foi Daniel Conceição da Cruz, do município de Ilhéus.
Para Anttonio Almeida Júnior, Diretor de Desenvolvimento da Agricultura, representante do Governador do estado e do Secretario da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri) o momento é de se priorizar a verticalização da produção “é necessário a Bahia deixar de ser exportadora de commodities passando a agregar valor aos produtos agrícolas e a exportar produtos agroindustrializados, ou seja, deixar de exportar a amêndoa do cacau para ser exportador de chocolate”.
Participaram ainda do evento o deputado federal Geraldo Simões (PT-BA), os prefeitos de Ilhéus, Newton Lima, Itabuna, Capitão José Nilton Azevedo, Jônatas Ventura, presidente do Consórcio Intermunicipal e a prefeita de Gandú, Irismar Sousa. Ainda, estiveram presentes o representantes dos diversos setores produtivos ligados a cadeia produtiva do cacau e as representações dos produtores rurais e dos agricultores familiares da região.
foto: Wilde Cabral / CEPLAC